U M A P É R O L A A L E N T E J A N A
A aldeia de Casa Branca (Sousel), uma jóia secular localizada na região do Alto Alentejo, cativa o seus habitantes e visitantes com sua atmosfera serena e paisagens idílicas.
O povoado deve o seu nome a uma antiga casa de cor branca, edificada para guardar os utensílios agrícolas utilizados na Quinta do Zagalo, e que servia de ponto de referência a quem por aqui passava a caminho de Avis.
Envolta por natureza abundante, Casa Branca é sinónimo de tranquilidade: um local que convida a desligar da rotina e descansar na paz e no silêncio característicos do Alentejo profundo.
Mas, como em tempos passados, a aldeia é também um ponto de ligação entre várias localidades de interesse na região. A norte, a vila de Avis fica apenas a 15 minutos de viagem. Para leste, 30 minutos separam Casa Branca de Estremoz e de Borba. A sul, uma hora de viagem leva-o até Évora.
Uma aldeia alentejana genuína que preserva as raízes e tradições do passado. Locais icónicos como a Igreja Matriz de Casa Branca, edificada no século XVIII, ou a antiga Torre do Álamo, que se acredita ter pertencido à família de Camões, são exemplos vivos da história desta localidade, que recebe os visitantes com a verdadeira hospitalidade alentejana.